INSTALAÇÃO - PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

23/04/2019 17:09
INSTALAÇÃO
 
Preparação do ambiente para a instalação do ar condicionado
Encontre dicas para usar corretamente seu ar e evitar o desperdício de energia
 
 
 
 
Seja no verão ou no inverno, ter um ar condicionado é sempre uma boa pedida! Afinal, a oscilação de temperatura pode gerar problemas de garganta, resfriados e inúmeros prejuízos à saúde, além de desembocar em dificuldades respiratórias e prejudicar aquela hora sagrada de dormir com qualidade.
 
Certamente, ter um ar condicionado ajuda a evitar tanta dor de cabeça! E, geralmente, depois de sua compra, o serviço técnico do aparelho pode levar dias até aparecer para instalá-lo, e se você não pode esperar e deseja economizar um pouco, realizando a instalação você mesmo, caso tenha facilidade com o manuseio de equipamentos desse tipo. 
 
Tome sempre cuidado com quesitos de segurança e evite acidentes desnecessários! Para isso, separamos algumas dicas para que possa preparar a instalação do ambiente (lembrando sempre que a presença de um técnico para avaliar posteriormente as condições e características de seu aparelho é imprescindível, uma vez que isso ajuda a evitar acidentes e perda de energia por uma má instalação).
 
Por essa razão, separamos algumas dicas para que você possa se preparar para a instalação do seu ar-condicionado de parede – do posicionamento à verificação de sua parte elétrica.
 
 
 
 
 
Esteja atento ao local de instalação
 
Se você tem uma sala comercial e comprou ou está pensando em comprar um ar-condicionado janela, saiba que esse tipo de instalação é mais simples e requer menos modificações estruturais que os modelos split. Mas, mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados para não afetar o funcionamento do produto. 
 
Por isso, para facilitar, a gente te dá algumas dicas de como instalar ar-condicionado janela da melhor maneira, dá uma olhada. Você pode instalar o seu ar-condicionado de janela em uma parede, janela ou vitrô, perto de uma tomada cuja tensão da rede elétrica seja a mesma da indicada no cabo de alimentação. 
 
Lembre-se que, para um bom funcionamento, a altura do aparelho deve ser entre 1,5m e 1,8m do piso e nas laterais, deve ser mantido um afastamento mínimo de 50cm em relação a qualquer canto do ambiente. Além disso, a posição ideal é muito importante para uma melhor circulação do ar. Sempre que possível, instale o produto nas paredes que possuem maior distância entre si. 
 
Esses cuidados todos deixam a distribuição do ar mais eficiente. Além do mais, evite locais onde a circulação do ar possa ser obstruída ou dificultada por cortinas, móveis ou divisórias. 
 
Se no seu ambiente houver mais de um aparelho de ar-condicionado, fique atento, de modo a evitar fluxos de ar-cruzados – por isso, instale todos na mesma parede! Lembre-se também de sempre ler o manual do aparelho e estar atento ao passo a passo da instalação para somente depois colocar as mãos à obra!
 
 
 
Como preparar o ambiente para a instalação 
 
Verifique bem o espaço desejado para instalação. Você irá precisar de um buraco na parede, que deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho para a fixação do aparelho. A espessura dessa madeira deve ser de no mínimo 2,5 cm.
 
Normalmente, instala-se o ponto de força (a tomada) à esquerda ou à direita do aparelho. Não se deve cortar ou deixar cortar a fiação elétrica que vem de fábrica. Não importa o lado de saída do rabicho (fiação que liga aparelho a tomada): ele pode ser reposicionado do lado que se queira, no momento da instalação, através da retirada da frente plástica do aparelho de ar condicionado. 
 
Se houver necessidade deve-se trazer a tomada exclusiva para mais perto do aparelho. Os aparelhos devem ser instalados com uma pequena inclinação de 1 cm na base, para facilitar o escoamento da água. Pode-se fazer uma ligação simples (com um tubo de plástico) do ponto de dreno à rede de drenagem ou a áreas por onde a água possa escoar (jardim, etc.), evitando o gotejamento em áreas não apropriadas. Lembre-se: é normal pingar água do ar condicionado!
 
- Na parede: Sua instalação é simples, mas lembre que, para instalar o seu ar-condicionado na parede, você precisará escolher o modo de fixação desejado, que pode ser: um caixilho de madeira, uma caixa de concreto ou diretamente na parede do local desejado. Para as três situações é necessário que a base de apoio do produto tenha 21cm de profundidade. 
 
- Na janela: Para que você possa instalar seu aparelho em uma janela, você deverá apoiá-lo sobre o peitoral da mesma, sempre que possível, utilizando suportes de fixação e observando as mesmas instruções de instalação na parede, ou seja, com uma base de apoio de 21 cm de profundidade. 
 
- No vitrô : Para instalar seu aparelho num vitrô, você precisará fixar e vedar muito bem o local escolhido para o ar condicionado janela, para garantir uma melhor performance, com menos ruídos e resfriamento ideal. 
 
 
 
Atenção a imóveis alugados
 
Se você mora ou trabalha em algum tipo de apartamento para alugar, lembre-se de realizar um projeto de sugestão de instalação do ar-condicionado ao proprietário do imóvel. Só instale-o havendo autorização, de modo a evitar dores de cabeça no futuro. Além do mais, tenha em mente que, ao realizar tal melhoria no imóvel, ao sair do mesmo você precisará deixar o aparelho no local ou, dentro do que for combinado, deverá fechar os buracos realizados. Por essa razão, tenha tudo muito bem acordado e documentado. 
 
Outro elemento importante para se levar em conta é verificar, sempre, se o local onde você deseja instalar o ar condicionado suporta esse tipo de equipamento. Geralmente prédios mais simples e com estrutura mais antiga não possuem possibilidade de instalação de um ar condicionado. Por essa razão, verifique também essa possibilidade com os responsáveis pelo condomínio ou espaço em que você deseja inserir seu aparelho! 
 
Vale sempre ressaltar: em cidades e locais com intempéries e clima oscilante, é importante verificar bem, na hora de alugar imóveis, que tipo de possibilidades de incorporação de um ar condicionado ele possui. Estude tudo antes de fechar um contrato e, se ter a presença de um aparelho desse tipo é primordial para você, esteja sempre muito ciente de suas possibilidades de instalação.
 
Agora que você acompanhou dicas importantes para instalar seu ar condicionado e, especialmente, para verificar a possibilidade de preparação do ambiente para inseri-lo, além da importância de estar atento a colocar ou não um ar condicionado em imóveis de aluguel, que tal compartilhar este post para que mais pessoas possam, de alguma maneira, conhecer um pouco mais o potencial do uso deste eletrodoméstico? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais! 

Galeria de fotos: INSTALAÇÃO - PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

A galeria de fotos está vazia.