COMO CUIDAR DA BORRACHA DE SEU REFRIGERADOR

22/04/2011 13:45

 

Como cuidar da borracha (gaxeta) do refrigerador ou geladeira


Muitas pessoas tem uma conta de luz relativamente alta simplesmentre porque a borracha (gaxeta) do seu refrigerador está danificada.

Com isso ar quente entra dentro do refrigerador e o compressor tem que funcionar muito mais tempo do que o necessário, aumentando o consumo de energia, para manter a temperatura baixa.

As gaxetas são peças de borracha macia que permitem vedar a passagem de ar entre a porta e o interior do refrigerador. Quase todas as gaxetas hoje em dia são magnéticas, ou seja, elas através de magnetismo mantém a porta "grudada" a geladeira dispensando o trinco que existia em refrigeradores antigos

Para manter a gaxeta em bom estado e evitar um gasto maior de energia, basta tomar um cuidados simples:

  • limpar a gaxeta com com água e sabão de côco uma vez por mês e em seguida enxugar para evitar mofo e mau cheio nos alimentos. Pode-se trocar a água e o sabão de côco por produtos específicos para limpeza de borracha mais deve-se ter cuidado com o cheiro deles.

Mesmo assim, caso a gaxeta do seu refrigerador se danifique, apresentando rasgos ou mofos ela pode ser trocada. Quase todas as lojas de refrigeração vendem gaxetas para reposição.

Se o modelo do seu refrigerador for muito anitgo, talvez você não encontre a gaxeta pronta para venda nas lojas. Nesse caso é preciso pedir para fazê-la em alguma loja especializada.

Um perfil de gaxeta de porta de refrigeradorToda gaxeta tem um perfil específico, como está na foto ao lado. Para fazer a gaxeta a loja precisará de uma amostra da gaxeta do seu refrigerador para escolher o perfil adequado além das medidas da gaxeta antiga.

Com o tipo de perfil e as medidas da gaxeta a loja irá fazer uma nova, "soldando" os pedaços de borracha.

Caso você tenha dificuldade para encontrar uma loja que confeccione gaxetas sobre encomenda, vale a dica que quase todas dos refrigeradores da Consul e Brastemp são fabricadas pela Ilpea do Brasil. Entre em contato que eles com certeza indicarão uma loja que faça a gaxeta na sua região.

Como os fabricantes de refrigeradores estão lançando e tirando de linhas modelos de refrigeradores cada vez mais rápido,a fabricação de gaxetas pode vir a ser um bom negócio no futuro. Além de comprar os perfis para a fabricação delas junto com a Ilpea, é necessário ter uma máquina para soldar gaxetas, como a da foto abaixo. Existem empresas que fabricam no Brasil ou você pode adquirir diretamente da China através do site Alibaba, por exemplo.